Local, data e hora

Lançamento de Livro

Treino em poema

Christine Greiner Takao Kawaguchi
Brasil - SP

Recomendação Etária

Livre

Duração

120 minutos

Descrição

Kazuo Ohno Treino e(m) Poema é uma obra essencial para quem deseja conhecer o universo de um dos mais relevantes dançarinos do século XX, pai do butô ao lado de Tatsumi Hijikata. O livro, assinado pelo próprio Ohno, com tradução de Tae Suzuki, traz 154 aforismos originalmente transcritos de gravações realizadas em diversos workshops promovidos em seu estúdio no Japão entre o final da década de 1970 e 1997.

Muito além da técnica da dança, nascida no país pós-guerra, nos anos 1950, o registro do dançarino, professor e artesão (como ele gostava de ser chamado) reflete sobre a percepção do corpo, da memória, da vida e da morte. “Se não está dentro de você, então não reverbera – mesmo que você tenha técnica, mesmo que seja grande o seu esforço. É mais importante comunicar sem fazer nada do que comunicar com um grito”, diz um dos trechos.

Ficha técnica

  • Sobre o(a) artista: Kazuo Ohno [1906-2010] é um dos mais importantes artistas de dança japoneses, junto com Tatsumi Hijikata (1928-1986) é responsável pelo estabelecimento do teatro butô, linguagem que mistura dança e artes dramáticas.
  • Com: Christine Greiner é professora livre-docente do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP, onde coordena o Centro de Estudos Orientais.
  • Com: Takao Kawaguchi é dançario e performer japonês, ex-integrante da companhia Dumb Type e desenvolve projetos na interface entre a dança e outras mídias.

Baixe o Guia de bolso e aproveite!