Local, data e hora
ingressos
Esgotados

Espetáculo
Para que o céu não caia
Recomendação Etária
18
Duração
80 minutos
Descrição
A coreógrafa Lia Rodrigues se inspirou em um mito yanomami para criar Para que o Céu não Caia. Com participação de alunos da Escola Livre de Dança da Maré, da favela da Maré (Rio de Janeiro), a performance propõe “segurar” o céu para salvar a humanidade, a partir da mitologia que diz que o mundo acabará quando o céu desabar.
Segundo relato do xamã Davi Kopenawa, o mito yanomami do fim do mundo diz que, rompida a harmonia da vida no universo, o céu desabará sobre todos os que estão embaixo dele (e não apenas os povos indígenas). Diante de uma era de barbárie e catástrofes ambientais, o que podemos fazer para, de alguma forma, segurar esse céu, impedindo-o de cair sobre nossas cabeças?
Pensando nessa questão, a coreógrafa Lia Rodrigues propõe uma dança para “sustentar” o céu e fazer a vida seguir pulsando na Terra. A concepção do espetáculo teve início com um projeto realizado pela companhia dentro da favela da Maré, no Rio de Janeiro, onde a coreógrafa atua há mais de dez anos. Bailarinos e jovens alunos da Escola Livre de Dança da Maré criaram uma série de exercícios coreográficos a partir de indagações sobre o presente da comunidade e o futuro do planeta.
Ficha técnica
- Criação: Lia Rodrigues
- Direção artística: Lia Rodrigues
- Assistência de direção: Amália Lima
- Intérpretes: Leonardo Nunes, Gabriele Nascimento, Francisco Thiago Cavalcanti, Clara Cavalcante, Felipe Vian, Glaciel Farias, Luana Bezerra, Carolina Repetto, Maruan Sipert, Valentina Fittipaldi
- Criação: Clara Castro Dora Selva e Thiago de Souza